Por que é tão difícil lidar com as Redes Sociais?

Imagem por Pixabay
Confesso que fiquei feliz quando anunciaram que o número de curtidas no Instagram não ficaria mais visível porque, de fato, não é saudável postar uma foto só pensando no número de curtidas...Você perde a sua espontaneidade, e será que nos dias atuais isso ainda existe? Sinto saudades do tempo em que as pessoas amavam tirar fotos apenas para ilustrar os momentos que estavam vivendo. Hoje, a tendência é registrar o que NÃO se vive.  Entendo bem disso e a maioria das fotos em que apareço sorrindo como se estivesse feliz da vida, na realidade, eu estava mal humorada ou triste. Por isso, parei de tirar fotos, mesmo quando vejo uma nova escultura legal na minha cidade, prefiro tirar foto apenas da escultura porque qualquer sorriso meu naquela foto seria falso.
          Mas todos os sorrisos nas fotos não são falsos, apenas pose? Sim, mas a diferença no meu caso é que eu não quero mesmo aparecer, porque acho bobo e sem sentido. Desde pequena sempre fui assim, nunca quis agir como os outros e fazer o que eles faziam só porque todo mundo fazia... Não. Eu nunca fui Maria-vai-com-as-outras. Já li relatos de pessoas deprimidas que viveram apenas por likes e porque viveram por likes, quando foram socialmente reprovadas por algo, cometeram suicídio. Acho que gente insegura e redes sociais é uma combinação perigosa. Tudo bem enaltecer seu ego, já fiz muito isso, mas quando os likes eram poucos ou os elogios escassos, eu sofria e me esforçava para agradar. Não quero mais isso para mim, não. Deixo as celebridades para lá, com suas vidas "perfeitamente imperfeitas", elas tem dinheiro para pagar terapeuta se algo der ruim. Se bem que, às vezes, nem o dinheiro as salva. 
          Eu gosto do Instagram porque é legal para divulgar meus livros, mas segui o conselho de uma amiga e criei um perfil pessoal e privado, separado do perfil comercial, para que as pessoas foquem no que realmente importa (no perfil comercial, os meus livros, e no perfil pessoal, eu). Não gosto muito de seguir escritores porque ainda fico comparando minhas histórias com as deles e isso me faz mal. Não posso fazer isso, até porque cada autor tem seu estilo, mas eu os acompanho vez ou outra. Tem uma escritora em especial, que eu admiro muito e, embora eu seja tímida para sempre interagir com ela, é a única que sigo sorrindo porque ela é incrível!
         Recentemente voltei a usar o Tumblr porque é ótimo para postar frases de livros (ou vai ver, sou só eu que segue vários perfis que postam citações e poemas) e até criei um grupo no Facebook, mas o Face me dá uma preguiça... Acho que a plataforma me distrai porque, logo que entro, recebo uma enxurrada de informações que são difíceis de serem ignoradas. O insta, não... Eu rolo um pouco a página e a preguiça já me força a ir logo para o meu perfil e depois de postar algo, sair. Ainda assim, eu uso essas redes na marra e quando não estou a fim de entrar, só deixo os posts programados ou deixo a Gigi ou a Lily postar para mim, como, elas tem acesso às minhas contas, fica mais fácil. Eu confio nelas porque as conheço há anos e, também, a única coisa que importa para mim são meus livros e estão bem guardados no meu pendrive. 
           Só quero aconselhar qualquer um que ler este post a não se cobrar tanto para ser aceito ou popular virtualmente porque a felicidade que isso traz se vai tão rápido quanto vem. Faça seu trabalho e o divulgue, acompanhe seus ídolos, interaja com amigos e colegas, mas não exija a perfeição de si mesmo porque você é humano e humanos são imperfeitos. 
             Eu não estou deprimida, mas fico, se me forço a permanecer em qualquer rede social por mais de cinco minutos. Ainda estou aprendendo a lidar com isso. A internet é maravilhosa, mas não deve ser limitada às redes sociais, estas servem para compartilhar informações e interagir com pessoas, mas não para comparar sua vida às dos outros. Todo mundo diz isso, mas nem todo mundo segue seu próprio conselho. Um beijo, amores, e até o próximo post. ©

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção Ser Notificado quando meu comentário for postado; ou semelhante.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré