Cansei do descaso com os ficwriters!

 

Pois é, meus caros, eu oficialmente, desisto de postar fanfics originais no Wattpad e em qualquer outra plataforma semelhante. Se o plágio me preocupava muito, parece que o Wattpad está facilitando isso, além de vazar informações sigilosas dos usuários. É claro que se você quiser saber dessas coisas, tem que procurar a fundo e com paciência porque parece que a empresa encobre essas coisas, mas uma fonte ou outra sempre acaba vazando. A gota d'água deixar as histórias em domínio público e autorizar o uso do control c/control d. Não é fácil criar uma história, a gente chora, ri, se zanga, enfim, se doa 100% para um infeliz simplesmente vir, copiar seu trabalho e ainda ter a cara de pau de dizer que foi ele que inventou tudo... Nem que ele fosse tão louco ou iludido quanto somos. kkk. Não. Eu não sou trouxa. Foda-se esse tal Wattys, eu posso concorrer a outros prêmios se quiser.

          A Amazon também não anda lá essas coisas, amigos... Com as políticas de devolução, por mais que seu ebook custe míseros R$ 1,99 sempre terá um espertinho para comprá-lo, lê-lo e depois devolvê-lo. Se a pessoa pelo menos deixasse algumas estrelas e um comentário, o autor já sairia no lucro, porque se o problema para a devolução fosse não ter gostado de sua história, beleza... Você saberia e poderia melhorar, mas quando não te deixam uma única crítica, se torna desanimador, viu?! Parece que não valorizam seu trabalho como escritor, e dói quando você ama escrever.

          Você investe tempo e dinheiro e espera algum retorno, mas só recebe... NADA!

         Eu até ganhei um dinheirinho bacana vendendo ebooks na Amazon, mas não paga a publicação completa (capa, revisão, diagramação, ISBN, direitos autorais) de um livro. Eu ganhava mais vendendo livros através da Agbook! Por isso, eu não pretendo permanecer por muito tempo na Amazon. Vou converter meus ebooks aos poucos - porque eu também não sou rica - e migra-los para o Livrorama e Perse, que vende pelas americanas e também na Amazon.

         Os livros físicos andam caros, eu sei. Não valorizam os escritores no Brasil! Mas eu encontrei a solução para esse problema, sem precisar recorrer aos ebooks. Escrever livros com menos páginas. Além de pagar mais barato na revisão e diagramação (já, que, normalmente, cobram por páginas por esses serviços), o preço final sai mais em conta para o leitor. Claro, que outra solução é publicar logo por uma Editora Tradicional, mas, acredite? O preço final pouco muda, e você ainda pode gastar mais. 

       Foda mesmo é quando o escritor tem livros enormes como eu. Quando eu escrevia fanfics, não tinha muita noção do quanto eu estava escrevendo. O que importava era a quantidade de capítulos e não o número de palavras. Então, algumas histórias minhas são de cinquenta e três capítulos (cada um com 2.000 a 3.000 palavras) e quando você coloca isso em um arquivo do word em formato A5, dá mais de 400 páginas (e pode variar se o número de palavras for maior ou menor). Eu me assustei com o terceiro volume de Elo porque deu 600 páginas. Sem condições de publicar um livro de 400 ou 600 páginas porque ninguém lê e ninguém compra, a menos que eu fosse o Stefen King!

          Aqui no blog, você tem a opção de ouvir o conteúdo em vez de ler, mas não é a mesma coisa com um livro físico. Certo? O valor ficaria absurdo.

       Eu amo fanfics! Adicionei algumas de Gotham bem legais e pretendo continuar lendo, mas eu finalmente entendi que Fanfic tem de ser apenas uma história minimamente criativa, sabe? Tipo um Imagine ou Preference para que ninguém roube as suas ideias porque estamos nadando entre tubarões famintos e inescrupulosos, que não pensam duas vezes antes de se apropriar de algo. 

           Eu acredito que para mudar isso, o correto seria os sites de fanfics fazerem uma avaliação das melhores histórias (avaliando escrita e originalidade, principalmente) e torná-las pagas, não apenas algumas, mas a maioria, e permitir que somente quem pagasse, lesse a obra paga. Isso acabaria um pouco com os desesperados que fogem para a Amazon para ganhar alguma coisa e nem sempre ganham o suficiente.

        Eu não te conheço e não sei qual a sua ambição como autor, se deseja se tornar um escritor e ter um livro publicado ou se apenas escreve como um passatempo, mas se suas histórias não receberem a atenção que merecem, então, repense se vale a pena continuar. Esse é um sonho mais difícil que ser cantor porque você precisa fazer mais que ter talento, precisa lutar para conquistar seu espaço, tem de fazer as pessoas te conhecerem para depois conhecerem seu trabalho... Uma estrada difícil para quem se sente confortável no anonimato, mas se esse é seu sonho e MEU sonho, devemos deixar nossa zona de conforto e mostrar a cara, não é? 

      Vou ficando por aqui, indignada, mas firme na luta. Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção Ser Notificado quando meu comentário for postado; ou semelhante.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré