segunda-feira,
17
de

Erros comuns ao escrever fanfics e como evitá-los


Olá, queridos ficwriters! Se você já mergulhou no mundo das fanfics, sabe que é um espaço incrível para soltar a imaginação, explorar universos que amamos e dar aquele final perfeito para nossos personagens favoritos. Mas também é fácil cair em algumas armadilhas na hora de escrever. Hoje, vamos falar sobre erros comuns ao escrever fanfics – e, claro, como evitá-los!


1. O temido OOC (Out of Character)



Se você já leu uma fanfic e pensou: "Espera aí, esse personagem nunca falaria assim!", então já encontrou um caso de OOC. Isso acontece quando os personagens agem de um jeito que não condiz com suas personalidades originais.

Como evitar: Antes de escrever, faça uma lista com traços principais do personagem. Leia falas dele na obra original e tente captar seu jeito de falar e agir. Claro, mudanças são bem-vindas, mas precisam ser justificadas na trama!



2. Exposição excessiva




Nada mata mais o ritmo de uma história do que parágrafos enormes explicando tudo o que aconteceu na vida do personagem desde a infância.

Como evitar: Em vez de despejar informações de uma vez, revele detalhes aos poucos, através das ações e diálogos. Deixe o leitor descobrir a história junto com os personagens!



3. "Mary Sue" e "Gary Stu" – os personagens perfeitos demais




Aquele OC (original character) que é lindo, poderoso, inteligente, irresistível… e sem nenhum defeito. O problema? Personagens assim não parecem reais e perdem a graça.

Como evitar: Dê falhas e desafios para seu personagem. Ninguém é perfeito, nem precisa ser! Personagens bem construídos têm inseguranças, erros e momentos de fraqueza.



4. O romance rápido demais




Seus protagonistas mal se olham e já estão apaixonados? O famoso insta-love pode estragar uma boa história, deixando o romance forçado.

Como evitar: Construa a relação aos poucos. Mostre interações naturais, conversas, momentos de conexão. Assim, quando o casal finalmente se juntar, o leitor vai sentir que aquilo faz sentido.




5. Clichês mal trabalhados




Clichês não são ruins – o problema é quando são usados sem criatividade. "O bad boy que se apaixona pela nerd", "A garota que se acha feia, mas todos querem"… você já viu essas histórias por aí, né?

Como evitar: Se quiser usar um clichê, coloque um toque original! Talvez o bad boy seja, na verdade, um cara super inseguro. Ou a nerd já saiba que é bonita, mas tem outros desafios na vida. O segredo é dar profundidade aos personagens e situações.



6. Erros de gramática e revisão apressada




Nada tira mais a imersão de um leitor do que um texto cheio de erros. Uma vírgula fora do lugar ou um erro de concordância podem fazer a diferença.

Como evitar: Sempre revise sua fanfic antes de postar. Se puder, peça para alguém ler e apontar erros. Ferramentas como o Grammarly (para inglês) e o próprio corretor do Google Docs ajudam bastante!




Escrever fanfics é um exercício maravilhoso para a criatividade, e errar faz parte do aprendizado. O mais importante é se divertir e sempre buscar melhorar! E você, já cometeu algum desses erros? Tem algum outro para acrescentar? Conta aqui nos comentários!

Até o próximo post!

💖✨ Nielee Bloom

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção "Ser Notificado" para saber quando seu comentário for postado. Dúvidas e sugestões de posts, envie um email para: adancadasfadas@gmail.com

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré