O que são Yokais

 

 Um Yokai é um demônio, espírito ou monstro, também escrito como youkai, é uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês, que inclui o oni (ogro), a kitsune (raposa) e a Yuki-onna (mulher da neve). Alguns são humanos com características de animais, ou o contrário, como o Kappa (criança do rio) e o Tengu (cães sagrados). Um yōkai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual, e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos. Um yōkai que tem a habilidade de se transformar é chamado de obake. O termo yōkai é ambíguo, e pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural.

Aka-name

Aka-name  é um youkai japonês. Ele aparece à noite em banheiros sujos quando não há ninguém por perto e lambe o lodo e a sujeira. Ter um aka-name em casa é desagradável, por isso a criatura serve como aviso para que sempre se mantenha o banheiro limpo.

Amanojaku

Amanojaku, ou Amanjaku ("um espírito muito mau") é um youkai japonês parecido com um demônio. Geralmente é descrito como um pequeno oni que consegue despertar os desejos mais sombrios em uma pessoa.
A mais famosa história em que amanojaku aparece é no conto de fadas, Urikohime ("princesa melão"), em que uma menina nasce de um melão e é adotada por um casal de idosos.
Ingenuamente ela solta amanojaku, que rapta ou devora ela.
O amanojaku é derivado do Amanozako , uma divindade má do xintoísmo, que também tem a natureza contraditória e a habilidade de ver o coração da pessoa.
Essa criatura também aparece no budismo, mas provavelmente seria um sincretismo com yaksha, que é o oponente dos ensinamentos budistas. Essa criatura se alimenta do medo das pessoas.

Ami-Kiri

Ami-kiri  — "cortador de rede" — é um youkai japonês ilustrado por Toriyama Sekien no seu Gazu Hyakki Yako. Foi retratado como um animal semelhante a uma cobra voadora com cabeça de pássaro e patas de lagosta. Diz que o ami-kiri é uma criatura travessa que faz buracos em mosquiteiros durante as noites de verão e que também pode ser visto danificando redes de pesca e roupas colocadas ao sol para secar.

Azuki-arai

Azuki-arai  é um youkai japonês. Diz-se que próximo a rios ou outras fontes de água pode-se ouvir o som de feijões azuki sendo lavados. Às vezes, a criatura ou espírito entretem-se cantando "Azuki togō ka, hito totte kuō ka? Shoki shoki." ("Moerei meus grãos de azuki ou comerei alguma pessoa? Shoki shoki."), e qualquer um que se aproxime cairá na água. Muitas vezes culpam-se Tanukis ou doninhas em seu lugar.

Betobeto-san

    Betobeto-san é um youkai japonês da província de Nara que segue as pessoas em estradas durante a noite ou durante a chuva. Costuma ser percebido através do som de seus passos que acompanham os dos viajantes, como se os seguisse, pois não pode ser visto quando estes olham para trás. Para repeli-lo é preciso repetir algumas vezes o encantamento "Betobeto-san, betobeto-san siga em frente" e ele seguirá.

Hari-onagu

Hari-onagu ou Harionna é um youkai feminino japonês. Diz-se que é uma mulher bonita com cabelos extremamente longos pontilhado de espinhos. Ela consegue controlar seu cabelo e o usa para capturar homens. Vaga pelas estradas da província de Ehime em Shikoku em busca de vítimas. Quando encontrar um homem jovem ela sorrirá para ele e se ele sorrir de volta ela o atacará com seus cabelos.

konaki-jiji

Konaki jiji é um monstro que pode mudar seu tamanho e seu peso. Ele assume a forma de um pequeno bebê com o rosto horrível de um velho, e se deita à beira da estrada, esperando por uma vítima. Quando um viajante passa e pega o bebê no colo, ele começa a chorar. À medida que ele chora, seu peso e tamanho vão aumentando gradativamente. Finalmente, seu enorme peso esmaga a vítima. Konaki jiji significa “velho que chora como um bebê”.


Ubume

  Ubume  é um youkai japonês ou bakemono, é o espírito de uma mulher que morreu no parto, às vezes é contada como uma mulher morreu para ter certeza que o filho sobreviveria. Muitas vezes aparecem como geralmente os espíritos japoneses aparecem, usando robes brancas, e tendo um cabelo longo e escuro.
Em algumas histórias, ubume compra doces e outras comidas para as crianças que ainda estão vivas com moedas que depois se transformam em folhas secas. Em outras histórias, ubume atrai a atenção de um humano vivo, e o leva até o local onde seu filho está escondido.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção Ser Notificado quando meu comentário for postado; ou semelhante.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré