Fanfics: Expectativa vs. Realidade

Imagem por Pixabay
É fato que as fanfics conquistaram seu espaço e muitas se tornaram livros e até filmes, isso aumentou o seu público e hoje em dia é difícil não ter ao menos um amigo que escreva uma, mas nem tudo são flores e cores no universo das fanfics…
Decidi listar alguns pontos que refletem a atual realidade das fanfics e comentar sobre os mesmos.
  1. O plágio ainda é um problema, e se você não proteger seu trabalho, acabará se arrependendo por isso cedo ou tarde. Não confie que os administradores da plataforma em que você posta, simplesmente removerão a cópia da sua história porque eles demoram para analisar sua denúncia, quando analisam… E enquanto isso, outros ladrões também se apropriam de sua obra se não na plataforma atual em outra, afinal, nada aconteceu com a primeira pessoa que te plagiou e é essa impunidade que enche os ladrões de segurança. O plágio ainda pode tomar proporções maiores porque graças a essa modinha de publicar e-books na Amazon, alguém poderia facilmente publicar a Sua história como se fosse dele e ainda lucrar com isso. Infelizmente nesse caso, se você não puder provar a Amazon que detêm os direitos autorais registrados da obra, é você que vai sair no prejuízo. Registre sua obra porque até o ladrão registra a obra que furta. Evite processos e aborrecimentos.
  2. Heterofobia parece uma piada, mas tem se tornado comum, eu já presenciei por mais de uma vez, certas pessoas ofendendo quem curtia um shipp hétero, o engraçado é que não vi nenhum hétero ofendendo qualquer gay. Eu sou bi e não concordo com esse tipo de atitude, acho que os héteros e os gays não precisam ficar se atacando. Eu fico desapontada com os gays porque eles estão se tornando o que sempre desprezaram… Preconceituosos.
  3. Tem muita gente depressiva, que não se cansa de repetir para quem quiser ouvir que tentou ou considera tentar se matar. Há pessoas que afirmam que eles agem assim para chamar a atenção e dessa forma conseguirem amigos e seguidores, se isso é verdade eu não sei, alguns me assustam porque refletem esse comportamento em suas histórias e é triste porque algumas dessas pessoas estão mesmo precisando de ajuda, mas quando alguém se oferece para ajudar, elas se esquivam. Acredito que deveriam remover a timeline de algumas plataformas porque ainda que os administradores desses sites insistam em dizer que elas não são o foco da plataforma, são sim, algumas delas tem funcionado como redes sociais para esses adolescentes desajustados e o perigo mora aí porque há pouca supervisão e apoio, o que facilita o cyberbullying e a exposição precoce a temas sensíveis como sexo e violência. Vi muitas crianças lendo e escrevendo histórias de estupro, suicídio e assassinato e fiquei horrorizada. Onde estão os pais dessas crianças que não estão de olho no conteúdo que elas consumem e produzem? Eu sei que é lindo ver seu filho lendo ou escrevendo, mas procure saber o que é que ele anda lendo e escrevendo. Chega a um nível absurdo de infantilismo, autismo e abuso sexual se fundirem como se fosse algo bonito e romântico. Acho que as fanfics deveriam ser analisadas antes de aparecerem na categoria das populares justamente para evitar o destaque de determinado tipo de conteúdo potencialmente perigoso para as crianças, ou para adolescentes fragilizados que podem estar sofrendo depressão ou abuso. Também acho que seria legal se houvesse um grupo de apoio (pessoas que recebessem um tipo de curso e se voluntariassem para aconselhar essas pessoas que vivem postando que querem se matar), outra coisa legal ao banir usuários seria fazer isso pelo ip e não pelo email porque criar outro e-mail e retomar o bullying é fácil. Há muita falha nessas plataformas de fanfics.
  4. As melhores histórias não estão finalizadas… Há inúmeras histórias incríveis, mas que acabam sendo negligenciadas e isso frustra muitos leitores, então, como as plataformas infelizmente não arquivam histórias inacabadas e que não receberam atualizações em três meses ou mais, eu acredito que os únicos prejudicados serão os próprios autores quando virem suas obras plagiadas… Lamento por eles.
  5. É uma história ou uma Bíblia? Não importa o quão inspirado você se sinta, na minha humildade opinião, é um erro ultrapassar 2.000 palavras porque com tantas drabbles e oneshots, pouquíssimos leitores se interessarão por sua obra, primeiro porque não é um livro, logo, eles não pagaram para consumir aquele conteúdo, então, não tem aquele sentimento de “eu gastei meu dinheiro com isso e o mínimo que posso fazer é ler essa história”, também, você não é nenhum Stephen King para escrever capítulos enormes e tenha em mente que se deseja transformar sua história em um livro posteriormente, esses “capítulos” serão convertidos em páginas e 1000 palavras dá mais ou menos de seis a doze páginas dependendo do formato do livro, então, se sua história é uma long fic, ela dará no mínimo, uma trilogia. Outra coisa que você deve levar em consideração é que o público que consome fanfic, diferente do que consome livros, não está acostumado a ler tanto e sempre busca por histórias diretas, com palavras simples e capítulos curtos. Não acredita em mim? Então, faça a sua própria pesquisa, mas no geral é assim… As histórias de qualidade tem poucas visualizações enquanto aquelas com erros gritantes de gramática e um enredo batido tem maior visibilidade. Por que? É o público e seu gosto peculiar…
  6. Sua criatividade é limitada pelo seu fandom. Tudo bem que parece haver uma infinidade de enredos, mas você já notou que a maioria se resume a “a nerd e o popular”, “me apaixonei pelo melhor amigo do meu irmão”, “me apaixonei por minha babá” ou variantes? Muitos Ficwriters ainda estão presos aos clichês e temas batidos, e como ninguém muda isso, temos cópias das cópias e isso se tornou tão comum que a linha entre a dita “inspiração” e o plágio é tênue.
Embora este post pareça pessimista, tente levar em conta que se as coisas continuarem dessa forma, as fanfics vão voltar para a obscuridade tão rápido quanto a deixaram porque esses problemas apontados aqui são só a ponta do iceberg. Sei que se o plágio continuar crescendo, mais autores vão trocar as plataformas de fanfics por plataformas de autopublicação mais seguras e que oferecem remuneração porque nenhum autor merece tanto desrespeito.
Follow my blog with Bloglovin

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção Ser Notificado quando meu comentário for postado; ou semelhante.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré