Doppelgänger

 


Doppelgänger é um sósia ou duplo não-biologicamente relacionado de uma pessoa viva, às vezes retratado como um fenômeno fantasmagórico ou paranormal e geralmente visto como um prenúncio de má sorte, ou ainda para se referir ao "irmão gêmeo maligno" ou ao fenômeno da bilocação. A forma mais antiga da palavra, cunhada pelo romancista Jean Paul em 1796, é Doppeltgänger, "aquele que caminha ao lado".

Os doppelgänger aparecem em várias obras literárias de ficção científica e literatura fantástica, nas quais são um tipo de metamorfismo que imita uma pessoa ou espécie específica. 

 Nas lendas nórdicas e germânicas, ver o próprio Doppelgänger era um presságio da morte. Um Doppelgänger visto pelos amigos ou parentes de uma pessoa pode às vezes trazer azar, ser um mau presságio ou uma indicação de doença iminente ou problema de saúde. Como escreveu o dramaturgo sueco Strindberg: "Quem vê seu duplo vai morrer".

Heautoscopia é um termo usado em psiquiatria e neurologia para a alucinação de "ver o próprio corpo à distância". Pode ocorrer como um sintoma de esquizofrenia e epilepsia, e é considerada uma possível explicação para o fenômeno do Doppelgänger. Os criminologistas encontram uma aplicação prática nos conceitos de familiaridade e semelhança facial, devido a casos de condenações injustas baseadas em testemunhas oculares. Em um caso, uma pessoa passou 17 anos presa negando persistentemente qualquer envolvimento com o crime de que foi acusado. Ele foi finalmente libertado depois que alguém foi encontrado, com uma semelhança impressionante e o mesmo primeiro nome.

Izaak Walton afirmou que o poeta metafísico inglês John Donne viu o Doppelgänger de sua esposa em Paris em 1617, na mesma noite que sua filha natimorta nasceu.

O dramaturgo alemão Goethe descreveu uma experiência em sua autobiografia Dichtung und Wahrheit, na qual ele e seu duplo se cruzaram a cavalo.


Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção Ser Notificado quando meu comentário for postado; ou semelhante.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré