Marimanta

Imagem por http://pt.gde-fon.com/
 


A Maria da manta é um ser mítico do folclore português.
Ela surge como uma entidade malévola e assustadora do sono, um monstro com cornos e lume nos olhos que mora nos rios lagos e poços. Segundo as lendas, ela atrai as crianças que se aproximam destes lugares aquáticos e afoga-as. Enquadra-se num conjunto de criaturas chamado Medos ou Papões, por serem utilizados pelos pais e educadores para assustar as crianças, procurando limitar o seu raio de ação para prevenir que aquelas se aproximassem de locais perigosos. No caso da Maria da Manta, os rios, ribeiras, lagos e charcas eram os locais perigosos a evitar. 
            Leite de Vasconcelos diz que a Maria-da-Manta é uma "evidente transformação de uma antiga divindade." Também conhecida como Marimanta em mirandês e na Galiza. Em Badajoz celebra-se a queima da Marimanta.

    "Maria da manta
    tem os boches na garganta
    Tem lume nos olhos
    E lenha nos cornos
   Tem leite nas tetelioilas
    Corre montes e vales
    E pés de altares
    E mata meninos aos pares".


Outro ser semelhante à Maria da Manta é Maria Da Grade, que teria sua reminiscência das ninfas pagãs. Segundo a crença popular, habita nos rios, lagos e poços, atrai e afoga as crianças que se aproximam destes lugares.



Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção Ser Notificado quando meu comentário for postado; ou semelhante.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré