Damas de branco

 

 A lenda provém da França, de uma mistura de muitos outros elementos folclóricos do país (como Leanan sidhe, Le Grand Bissetere, Glaisting, as Banshee), se refere a um tipo de criatura sobrenatural, meio fantasma, meio fada, com tendências vampiras bem definidas. Através do nome sugere-se que eram mais de uma e que viviam em grupos. Elas eram uma variação das lavadeiras da meia-noite (almas de mulheres que cometeram alguma maldade quando vivas ou negligenciaram suas obrigações religiosas, sendo forçadas assim a esperar em um cruzamento para atacar suas vítimas), geralmente se encontrando nos cruzamentos de estradas ou cemitérios, tarde da noite, em lua-cheia.
        Dizem que tomavam a forma de mulheres muito bonitas; suas peles eram brancas como marfim, e mesmo nas noites de verão, tanto o hálito quanto seus toques eram frios. Todas as noites, dançavam sob à luz da lua, convidando os que passavam a se juntarem a elas. Ninguém recusava, pois diziam que as mulheres hipnotizavam suas vítimas. Uma vez em seu abraço gelado, a pessoa já estava condenada. Elas drenavam todo o sangue e abandonavam o corpo nas margens da estrada. Haviam poucas coisas que protegiam os viajantes das damas. Crucifixo, bênção de um sacerdote, chamar o Santo nome. Contudo, existiam outras formas além da base católica, provando que a lenda é mais antiga do que se imaginava. O ferro era um elemento de proteção com base mais pagã, extremamente antigo. Usado para afugentar demônios, fantasmas e espíritos.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido assim que a moderadora puder respondê-lo. Tenha paciência, pois, este não é o único blog da autora, portanto, pode demorar para seu comentário ser postado. Não esqueça de marcar a opção Ser Notificado quando meu comentário for postado; ou semelhante.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré